13 formas de usar óleo essencial

Hoje vamos aprender 13 maneiras diferentes de usar os óleos essenciais e como diluir eles em um óleo vegetal ou outro carreador como creme e gel neutro, de maneira correta.

Diluindo óleo essencial para:

Inalação: use 4 ml de óleo vegetal carreador mais 12 gotas de óleo essencial.

Colar aromático: coloque um pouco de algodão dentro do colar e pingue 1 gota de óleo essencial

Ponto do corpo ( pontos dos chakras, exemplo: têmporas ): 10 ml de óleo vegetal carreador mais 12 a 15 gotas de óleo essencial

Área pequena do corpo: ( exemplo: útero, pulsos ) 10 ml de óleo vegetal carreador mais 10 a 12 gotas de óleo essencial

Massagem corporal: 30 ml óleo vegetal carreador mais 8 a 15 gotas de óleo essencial.

Rosto: 10ml de óleo vegetal carreador mais 2 gotas de óleo essencial ( a pele do rosto é mais delicada)

Inalação de vapor quente: 3 a 5 gotas de óleo essencial em 500 ml de agua bem quente. Colocar o rosto sobre a vasilha, cobrir a cabeça com uma toalha, fechar os olhos e ficar inalando o vapor profundamente)

Compressa: 2 a 5 gotas de óleo essencial em 250 ml de água. Umedeça a toalha com essa água que pode ser bem quente ou bem fria. Agite bem antes de usar.

Banheira: 5 a 10 gotas de óleo essencial. Agite bastante a água antes de se banhar.

Difusor a vela ou elétrico: coloque água e 8 gotas de óleo essencial ou 1 gotas por metro quadrado do ambiente.

Spray ambiente: diluir ate 10 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de álcool de cereais, adicione 100 de água destilada ou mineral.

Xampu ou condicionador neutro: 15 a 20 gotas de óleo essencial para 250 ml de xampu ou condicionador NEUTRO.

Massagem reflexológica para pés ou mãos: 3 a 5 gotas para cada colher de sopa de creme neutro, ou 3 a 5 gotas para cada 10 ml de óleo vegetal carreador.

Dica: Além do óleos vegetais carreadores é possível diluir o óleo essencial em creme ou gel neutro. 10 ml equivale a 1 colher de sopa rasa de creme ou gel.

Importante: o uso abusivo de óleo essenciais pode causar reações adversas como irritabilidade, tontura, náuseas, alergias e outros sintomas. Sempre faça uma pausa de 10 dias pelo menos uma vez ao ano. Para que o sangue possa se renovar.

Nunca use mais de 3 óleos essenciais simultaneamente. Trata um problema de cada vez. E descontinue de  forma progressiva o óleo essencial quando começar a sentir a melhora da doença. Em caso de reações adversas, suspenda o uso imediatamente.

Leave a Comment

Advertência
O Botânico é resultado de pesquisas realizadas em diversos livros especializados e artigos científicos. Para mais informações veja nossas referências bibliográficas. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas e não podemos dar garantias formais das atividades aqui propostas. Além disso, essas informações não substituem a consulta médica. Sendo esta imprescindível para o diagnóstico correto e acompanhamento do paciente. ATENÇÃO: Nunca use óleos essenciais diretamente na pele, sempre dilua e respeite as taxas de diluição. Consulte um aromaterapeuta para uma prescrição adequada a cada caso apresentado, visto que critérios individuais podem influenciar no tratamento com óleos essenciais.