Os melhores óleos essenciais para desânimo e depressão

Antes de citar aqui 3 óleos essenciais para essa fase delicada que em algum momento de nossas vidas passamos como o desanimo, apatia e exaustão. Quero lhe informar que todos os óleos essenciais cítricos são anti depressivos e tratam da ansiedade de alguma forma, pois são digestivos tanto no físico como no emocional. Então escolha um que mais lhe desperte o interesse. Além dos cítricos existem outros que atuam nesse aspecto emocional também.

1 – Óleo essencial de Jasmim

Nativo no no Himalaia e cultivado na China, Índia, França e região mediterrânea. O Jasmim é utilizado há milênios, desde a Arábia, principalmente por suas propriedades afrodisíacas. O óleo extraído de suas flores é considerado por alguns como o rei dos óleos. As flores são colhidas a noite, quando a fragrância é mais forte.
Esse óleo proporciona um sentimento de proteção, faz você se sentir seguro e trabalha a conexão com o divino. Você se sente mais confiante e que a vida está mais leve. Trabalha o seu carisma e aumenta sua intuição para o encontro do que é melhor para você. Estimula uma visão mais positiva da vida.
O óleo de  Jasmim é extremamente forte, e deve ser usar menos gotas do que o habitual no momento de diluir em um óleo vegetal, gel ou creme. Evite usar em excesso. Contraindicado durante a gravidez.

Vamos ao resumo dos benefícios do óleo essencial de Jasmim

Físico: sedativo e tônico, dor de cabeça, afrodisíaco, induz no trabalho de parto, ajuda na expulsão da placenta, doenças uterinas, estimula a menstruação, TPM, antiespasmódico, tosse e rouquidão
Pele/Cabelos: pele seca, pele sensível, dermatite, ajuda a atenuar rugas, pele madura.
Emocional: positividade, otimismo, confiança, sensualidade, atratividade, carisma, charme, assertividade, calma, abertura, expansão, sensibilidade, suavidade, gentileza, harmonia, consciência, profundidade, apaziguamento, inspiração, receptividade, alegria, intuição, criatividade, confortante, acolhimento, espontaneidade, auto aceitação, auto estima, auto confiança, aceitação de mudanças, deixar fluir, alegria de viver, revigorante, vivacidade
Neutraliza: depressão, ansiedade, angustia, pessimismo, falta de confiança, preocupação, passividade, tensão, indiferença, rejeição, não dar vazão ao sentimentos, pessoa defensiva, amargura, inveja, inflexível, possessividade, baixa autoestima, culpa, frieza emocional, tédio, apatia, desanimo, autodestruição, comportamento obsessivo, vícios, medos, medo de entrega, isolamento, abranda o luto.

2 – Óleo essencial de Bergamota

Poderoso antidepressivo e sedativo nervoso, possui um delicioso aroma cítrico. Excelente antisséptico e desodorante, é um ingrediente comumente utilizado em perfumes, bem como fragrâncias ambientais. Ele é um dos favoritos da aromaterapia, esse óleo equilibra o corpo e a mente. Usado em rituais de prosperidade, há quem pingue 1 gota desse óleo essencial na carteira e em demais coisas que precisa atrair a prosperidade.
Dica de uso, após diluir no óleo vegetal, creme ou gel, passe um pequena quantidade no chakra do plexo solar. Isso irá auxiliar na redução da sensação de vazio e desamparo.

Vamos ao resumo dos benefícios do óleo essencial de Bergamota

Físico: abcessos, furúnculos, herpes, sarna, problemas digestivos, flatulência, antiespasmódico, infecções no trato urinário, prurido vaginal, leucorréia, equilibrador do sistema nervoso, infecções do aparelho respiratório, expectorante, bronquite.
Pele/Cabelos: acne, pele oleosa, pele inflamada, cabelo oleoso, psoríase, coceira, eczema, desodorante.
Emocional: concentração, confiança, equilíbrio, força, alegria, motivação, harmonia, otimismo, autoconfiança
Neutraliza: depressão, ansiedade, desamparo ( sensação de vazio ), apatia, amargura, exaustão, desânimo, desesperança, tensão, medo, histeria, irritação, desequilíbrios emocionais.

3 – Óleo essencial de Néroli

A flor de laranjeira-amarga, ou azeda, é a fonte de um óleo calmante e revigorante usado há muito tempo no tratamento de ansiedade e depressão. Intenso, mas também refrescante e leve, ele é um dos componentes da eau de cologne.

Vamos ao resumo dos benefícios do óleo essencial de Néroli

Físico: equilibrador e fortalecedor do sistema nervoso, contra insônia, sedativo e tônico geral, revigorante, palpitações, desintoxica o sangue, melhora a circulação, alivia nevralgias, contra apatia sexual, frigidez, TPM, digestivo, antiespasmódico, flatulência, dor de cabeça, vertigem, cãimbras.
Pele/Cabelos: cicatrizante, regenerador celular, aumenta a elasticidade da pele, emoliente, suaviza as marcas de expressão e retarda seu aparecimento, para todos os tipos de pele, suaviza a vermelhidão e os capilares rompidos, desodorizante.
Emocional: leveza, antidepressivo, espiritualidade, plenitude, alegria, compreensão, sentir-se guiado, estabilidade, regeneração, tranquilidade, revigoramento, vitalidade, autoconfiança, elevação da consciência, apreciar a vida.
Neutraliza: depressão, desesperança, desânimo, tensão, histeria, medo, choque, crise emocional, insônia, ansiedade, angústia, irritabilidade, hipersensibilidade, instabilidade emocional da TPM e menopausa, tristeza, pesar, alivia o luto, criança interior ferida, abuso na infância, abuso na idade adulta, saudade excessiva, ótimo para crianças irritadiças.

Leave a Comment

Advertência
O Botânico é resultado de pesquisas realizadas em diversos livros especializados e artigos científicos. Para mais informações veja nossas referências bibliográficas. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas e não podemos dar garantias formais das atividades aqui propostas. Além disso, essas informações não substituem a consulta médica. Sendo esta imprescindível para o diagnóstico correto e acompanhamento do paciente. ATENÇÃO: Nunca use óleos essenciais diretamente na pele, sempre dilua e respeite as taxas de diluição. Consulte um aromaterapeuta para uma prescrição adequada a cada caso apresentado, visto que critérios individuais podem influenciar no tratamento com óleos essenciais.