Os melhores óleos essenciais para TPM

Os hormônios femininos passam por diversas mudanças ao longo da vida, o que provoca sintomas físicos e emocionais. Muitos deles melhoram com a ajuda de óleos essenciais. Em uma mistura para massagem, podem aliviar a retenção de líquido antes da menstruação e os calmantes amenizam a tensão pré-menstrual.

Os sintomas físicos da TPM incluem retenção e líquido e inchaço, fadiga, sensibilidade nos seios, dor na lombar e desconforto abdominal; os emocionais, ansiedade geral, irritabilidade, estresse e mau humor. Óleos essenciais terapêuticos ajudam a aliviar problemas pré-menstruais, pois sua natureza holística auxilia no cuidado de todos os sintomas, aliviando problemas físicos e proporcionando apoio, ao acalmar e equilibrar emoções.

Massagem de Zimbro para retenção de líquidos

Óleos essenciais com ação diurética leve, como os de zimbro, gerânio e erva-doce são eficazes para eliminar toxinas e reduzir a retenção de líquidos e o inchaço desagradáveis, normais antes da menstruação. O zimbro também ajuda a revitalizar o animo e acalmar a tensÃo nervosa, o gerânio equilibra as emoções, o que pode acabar com as oscilações de humor.

Ingredientes

Óleo carreador (amêndoa doce, calêndula ou gérmen de trigo) 2 colheres de sopa
Óleo essencial de erva-doce 6 gotas
Óleo essencial de gerânio 6 gotas
Óleo essencial de zimbro 6 gotas

Como fazer

1- Misture todos os ingredientes em uma tigela, transfira para um frasco de vidro escuro e feche com a tampa de rosca ou conta-gotas.

2 – Massageie suavemente a pele, na região da barriga ( útero ) e espero absorver antes de se vestir. Guarde o frasco em local fresco e escuro. Dura até 3 meses.

Outra receita, que pode ser utilizada nesse período é o banho de rosa e gerânio

Ingredientes

Óleo carreador (amêndoa doce, calêndula ou gérmen de trigo) 1 colheres de sopa
Óleo essencial de rosa 5 gotas
Óleo essencial de gerânio 2 gotas
Óleo essencial de sálvia esclareia 2 gotas

Como fazer

1- Misture todos os ingredientes em uma tigela.
2- Adicione imediatamente ao banho quente e desfrute da imersão revigorante.

Importante: o uso abusivo de óleo essenciais pode causar reações adversas como irritabilidade, tontura, náuseas, alergias e outros sintomas. Sempre faça uma pausa de 10 dias pelo menos uma vez ao ano. Para que o sangue possa se renovar.

Nunca use mais de 3 óleos essenciais simultaneamente. Trata um problema de cada vez. E descontinue de  forma progressiva o óleo essencial quando começar a sentir a melhora da doença. Em caso de reações adversas, suspenda o uso imediatamente.

Leave a Comment

Advertência
O Botânico é resultado de pesquisas realizadas em diversos livros especializados e artigos científicos. Para mais informações veja nossas referências bibliográficas. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas e não podemos dar garantias formais das atividades aqui propostas. Além disso, essas informações não substituem a consulta médica. Sendo esta imprescindível para o diagnóstico correto e acompanhamento do paciente. ATENÇÃO: Nunca use óleos essenciais diretamente na pele, sempre dilua e respeite as taxas de diluição. Consulte um aromaterapeuta para uma prescrição adequada a cada caso apresentado, visto que critérios individuais podem influenciar no tratamento com óleos essenciais.